Município investe fortemente na qualidade da água para consumo humano.

Diante da preocupação com a saúde pública, Dezesseis de Novembro-RS contratou através de processo licitatório,  a empresa EmpreBio Soluções Ambientais Ltda para fazer a adequação da qualidade da água para consumo humano, proveniente das 27 Poços de água existentes no município.

A empresa EmpreBio Soluções Ambientais Ltda, vencedora do pregão presencial, atua em 60 municípios na região sul, apresentando soluções no tratamento de água.

No total, serão beneficiadas 100% da população, que receberão a água tratada em suas residências.

A empresa contratada para realizar o controle e monitoramento, se responsabilizará em fazer visitas semanais pelo seu Responsável Técnico Habilitado no CRQ- Conselho Regional de Química Norton Augusto Martini Filipin onde o mesmo se responsável pela gestão da Qualidade de Água do Município de Dezesseis de Novembro assegurando a qualidade de água de 974 famílias, a empresa irá fornecer os insumos, instalar as estações de tratamento, realizar e fornecer materiais para a limpeza e desinfecção dos reservatórios, fornecer os certificados de limpeza e desinfecção dos reservatórios, fornecer assistência técnica 24 horas por dia, prestar assistência e responsabilidade técnica sobre os serviços executados, fornecer relatórios mensais sobre o serviço executado e análises da qualidade da água. Ou seja, ficará de responsabilidade da empresa contratada, todo o processo de adequação da água para consumo humano no município de Dezesseis de Novembro - RS.

O Município de Dezesseis de Novembro - RS, através da Vigilância Sanitária Municipal, e as comunidades se responsabilizam em fazer o acompanhamento e monitoramento da execução dos serviços prestados pela empresa contratada. Os custos relativos a prestação de serviços da empresa contratada, serão totalmente subsidiados pelo Município de Dezesseis de Novembro - RS. A prestação dos serviços pela empresa contratada iniciou neste mês de Fevereiro.

O Prefeito Municipal Ademir Gonzatto,  ressaltou que, “este é mais um projeto que vem em benefício dos moradores de Dezesseis de Novembro - RS, oferecendo por meio de incentivo municipal, o tratamento da água distribuída para as comunidades, pensando na saúde pública”.

Segundo Johnni Bocácio, Secretário Municipal da Saúde, “a qualidade da água de consumo para a população do município de Dezesseis de Novembro - RS, tem sido uma preocupação. Pois, apesar da água, proveniente de poços artesianos ou fontes naturais, ser fornecida através de redes de abastecimento de água, para ao redor de 100% da população, em várias comunidades não ocorriam, apresentando, em alguns casos, contaminações, estando impróprias para consumo humano. A cada mês são coletadas amostras de água e enviadas para a 12 ª Coordenadoria Regional de Saúde em Santo Angelo-RS, para a realização de análises de qualidade. Estando as análises não conformes, a Secretaria da Saúde do município de Dezesseis de Novembro - RS é acionada e tem a responsabilidade em fazer com que as comunidades de Água façam a devida adequação. Isto gerava uma dificuldade muito grande, por algumas não possuírem sistemas de tratamento ou por resistência com relação ao gosto de cloro na água. No ano de 2013, ao redor de 50% das amostras de água enviadas, apresentaram algum tipo de não conformidade. Com este investimento em saúde pública, será garantida uma água de qualidade para a população, conforme determina a portaria 2914, de 12 de dezembro de 2011, do Ministério da Saúde, e, as Comunidades de Água não terão custo adicional, pois será subsidiado pelo município”.