19º Fórum Nacional de Dirigentes Municipais de Educação

  • 19º Fórum Nacional de Dirigentes Municipais de Educação

    Assunto: Educação  |   Publicado em: 10/08/2023 às 10:53   |   Imprimir

Dezesseis de Novembro participa do 19º Fórum Nacional de Dirigentes Municipais de Educação

A Secretaria de Educação de Dezesseis de Novembro está presente no 19º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, realizado em Cuiabá (MT), de domingo, 06 de agosto ate essa quarta-feira, 09 de agosto de 2023.

A secretária municipal de Educação e Cultura, Maria Eliza Barcellos Bocacio, junto com a Coordenadora Pedagógica Lanir Rutsatz Valeski, estam participando das palestras e atividades nos quatro dias de evento, juntas a delegação do Rio Grande do Sul presente neste importante evento.
O 19º Fórum reúne representantes de municípios de todo o Brasil para debater questões relacionadas à educação. Abrindo o ciclo de conferências do 19º Fórum Nacional da Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação), o professor Catedrático da Universidade de Lisboa, Antônio Nóvoa, explanou sobre os “Cenários atuais e os desafios da educação para a próxima década”.
 
A programação contemplou palestras sobre a importância da educação ecossustentável, tecnologias digitais, ensino de história e cultura africana e afro-brasileira, evasão escolar, formação continuada, empreendedorismo, repasses de recursos e Sistema Nacional de Educação: pacto federativo e regime de colaboração.
 
A Secretária de Educação, Maria Eliza Barcellos Bocacio, declara que "as palestras ministradas por especialistas renomados, assim como os debates realizados, foram de extrema relevância e importância, além do Fórum também oferecer oportunidade para compartilhamento de boas práticas educacionais entre os participantes. Com certeza esses conhecimentos e interação entre gestores de diferentes localidades contribuem para a construção de soluções conjuntas para o aprimoramento das políticas educacionais e melhoramento da educação em cada município."
 
De acordo com a Undime mais de dois mil profissionais participaram do evento, contemplando palestras e debates, além de realizar visitas nos estandes dos parceiros credenciados.